CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Estão abertas as submissões de artigos e resenhas para a Gragoatá 45, com o tema Literatura e Democracia organizado por Luis Maffei (UFF) e Phillip Rotwell (University of Oxford).


Gragoatá 45

Tema: Literatura e Democracia

Organizadores: Luis Maffei (UFF) e Phillip Rotwell (University of Oxford)

Ementa: A literatura sempre se caracterizou por ser uma prática política, desde sua antiga procura pela criação de comunidades linguísticas e afetivas até sua capacidade de problematizar os mais diversos modelos de opressão humana. Como exercício de rebeldia e divergência, a literatura, mesmo em muitos exemplares que não se apresentam com engajamento político evidente, cria o que Jacques Rancière entende como a superação de hierarquias reprodutoras de modelos opressivos. A literatura, não raro, conspira por uma efetiva igualdade, não enquanto apagamento de diferenças, mas no sentido da construção, por ela própria, de um regime democrático. Para este número, propomos a reflexão sobre obras literárias que se assumam como gestos construtores da democracia ‒ ou o contrário, pois há exemplos de obras, em diversos momentos históricos, que flertam com a suspensão do democrático ou com a manutenção de um status quo ‒, seja em relação a algum contexto político imediatamente opressor, seja no estabelecimento mais geral de estéticas de emancipação. Em tal sentido, serão bem-vindos artigos que interroguem as relações entre literatura e política como formas de um diálogo que supõe convergência, mas também o direito à divergência, ao debate, à promoção do deslocamento, à interposição de diversas poéticas de ruptura, à crítica e à crítica da crítica.

Submissões até 31 de dezembro de 2017.
Publicação prevista para abril de 2018.

Consulte as normas para a publicação nas orientações aos autores, que contém um tutorial passo a passo para submissão online.