Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Gragoatá?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO SISTEMA

Normas de apresentação de trabalhos

1 A Revista Gragoatá, dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e em Estudos de Literatura da UFF, aceita originais sob a forma de artigos inéditos e resenhas de interesse para estudos de linguagem e de literatura, em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Os originais devem ser redigidos por doutores ou por doutores e colaboradores.

2 Os textos serão submetidos a parecer da Comissão Editorial, que poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. O mesmo autor não terá textos publicados em anos consecutivos.

3 Os textos não deverão exceder 25 páginas, no caso dos artigos, e 8 páginas, no caso de resenhas. Devem ser apresentados com título do artigo em português e em inglês, em arquivo com extensão *doc, em fonte Times New Roman (corpo 12, espaço duplo), sem qualquer tipo de formatação, a não ser:

3.1 Indicação de caracteres (negrito e itálico)
3.2 Margens de 3 cm
3.3 Recuo de 1 cm no início do parágrafo
3.4 Recuo de 2 cm nas citações
3.5 Uso de sublinhas ou aspas duplas (não usar CAIXA ALTA )
3.6 Uso de itálicos para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

4 O arquivo .doc não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações.

5 As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: SILVA, 1992, p. 3-23).

6 As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no final do texto.

7 As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas a seguir:

Livro: sobrenome do autor, maiúscula inicial do(s) prenome(s), título do livro (itálico), local de publicação, editora,data.

Ex.: SHAFF, A. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes,1991.

Artigo: sobrenome do autor, maiúscula inicial do(s) prenome(s), título do artigo, nome do periódico (itálico), volume e nº do periódico, data.

Ex.: COSTA , A.F.C. da. Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 1989.

8 As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para boa leitura. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc).

9 Os textos deverão ser acompanhados de resumo, em português, e abstract, em inglês, que não ultrapasse 250 palavras, bem como de 3 a 5 palavras-chave também em português e em inglês.

10 Os originais serão avaliados a partir dos seguintes quesitos:

10.1 adequação ao tema
10.2 originalidade da reflexão
10.3 relevância para a área de estudo
10.4 atualização bibliográfica
10.5 objetividade e clareza
10.6 linguagem técnico-científica
10.7 no caso de resenhas, atualidade da obra resenhada

11 A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos publicados pela Revista Gragoatá caberá, exclusivamente, aos seus respectivos autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato *.doc, *.docx ou *.rtf
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. Os textos não deverão exceder 25 páginas, no caso dos artigos, e 8 páginas, no caso de resenhas. Devem ser apresentados com título do artigo em português e em inglês, em arquivo com extensão *doc, em fonte Times New Roman (corpo 12, espaço duplo), sem qualquer tipo de formatação.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

AUTORIZAÇÃO

Autorizo a Gragoatá a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.

Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Gragoatá serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Gragoatá.  Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

 

Licença Creative Commons
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.